Como você pode usar O Twitter, para divulgar o seu e-commerce?
O Twitter, assim como o Instagram e o TikTok, é uma das mídias sociais mais populares em todo o mundo. De acordo com a própria companhia, 217 milhões de indivíduos acessaram diariamente a plataforma no quarto trimestre de 2021.
Mas você já pensou em como pode usar essa rede social para divulgar o seu e-commerce?
Levando em conta que os usuários do Twitter podem ser clientes e potenciais clientes do seu negócio, é importante acompanhar esse canal e considerar manter uma presença ativa por lá.
De acordo com um levantamento da própria companhia, 77% dos usuários do Twitter se sentem mais satisfeitos em relação a uma marca quando respondem a um tweet seu.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia este material até o final para compreender como empregar o Twitter em suas estratégias empresariais!
O Twitter tem características próprias?
Criado em 2006, o Twitter é uma rede social baseada na publicação de mensagens curtas, de até 280 caracteres, que são chamadas de tweets e podem incluir fotos, vídeos, gifs e links externos.
A plataforma é caracterizada principalmente pela rapidez e interação entre os usuários, que compartilham informações pessoais, comentários e acontecimentos em tempo real.
Essas características fazem com que o Twitter também seja um importante canal de notícias da atualidade.
Na seção "Explorar" da rede social, é viável acompanhar os assuntos mais relevantes, notícias e tendências do momento. Os Trending Topics são os termos e hashtags mais populares e discutidos na plataforma.
Qual é a maneira de empregar o Twitter em sua empresa?
O imediatismo e a interatividade do Twitter fazem dele um excelente canal de comunicação para as marcas engajarem e se aproximarem dos consumidores.
Abaixo, listamos as principais maneiras de utilizar a rede social em seu e-commerce. Avalie!
Crie um perfil comercial.
O passo básico para começar a usar o Twitter é criar um perfil comercial para a sua empresa. Para isso, basta criar uma conta na plataforma e definir os seguintes itens:
As imagens de perfil e de capa devem representar a sua marca, como o logotipo da loja, enquanto as imagens de capa podem ser modificadas com frequência para promover novas campanhas ou lançamentos.
O nome de usuário ideal é utilizar o nome da empresa, com a mesma grafia utilizada em outras mídias sociais, limitado a 15 caracteres.
Crie uma descrição curta e objetiva, com até 160 caracteres, que transmita a proposta da sua marca e inclua um link para o seu site oficial.
Tweet fixado: escolha uma publicação para fixar no topo do seu perfil no Twitter — você pode modificá-lo para sempre dar destaque a uma novidade ou informação importante.
Crie um cronograma de postagens.
Com o seu perfil criado, é hora de começar a postar seus tweets. Fique atento às postagens para manter o seu perfil ativo na rede social, tomando cuidado para não focar somente em conteúdos comerciais.
Aproveite o Twitter para compartilhar dicas e dados relevantes para o seu público. Uma boa dica é investir em recursos visuais, como imagens e gifs, para tornar seus posts mais dinâmicos.
Utilizando o recurso Retweet, é possível republicar postagens de outros perfis que sejam interessantes e gerem valor para sua audiência.
Outro recurso interessante são as Threads, que permitem publicar uma sequência de tweets conectados. Este formato é ideal para abordar tópicos mais extensos e complexos.
Aproveite as tendências do momento e aproveite-as.
O imediatismo do Twitter permite que você acompanhe em tempo real os principais assuntos sendo discutidos pela audiência no momento.
Dessa maneira, uma boa estratégia é monitorar os Trendings Topics para identificar oportunidades de participar das conversas e engajar o público.
Ao utilizar as hashtags mais utilizadas, você conquista uma maior visibilidade para a sua marca e tem a oportunidade de viralizar na rede social com mais rapidez.
Contudo, é crucial aproveitar somente as tendências que realmente façam sentido para o seu negócio e o seu público.
Controle o que dizem sobre a sua marca.
Imagine um cliente que teve algum problema com uma compra feita no seu e-commerce e não ficou satisfeito com a resolução da sua loja. Envergonhado com a situação, ele decide compartilhar a experiência ruim no Twitter.
Uma situação como essa é extremamente prejudicial à imagem da sua marca na internet. Ademais, se a reclamação se espalhar, os prejuízos à reputação podem ser ainda maiores.
Portanto, é imprescindível monitorar as menções diretas e indiretas à sua loja no Twitter, bem como interagir com os clientes e buscar resolver quaisquer dificuldades relatadas na plataforma de maneira humanizada e clara.
Para monitorar, basta procurar por termos relacionados à sua marca no recurso de buscas da rede social.
Invista em publicidade no Twitter.
Assim como o Facebook, o Twitter tem a sua própria plataforma de anúncios pagos. Com o Twitter Ads, é possível alcançar os públicos mais relevantes para o seu negócio por meio de campanhas segmentadas.
Dentre os objetivos que você pode configurar para os seus anúncios no Twitter Ads, estão:
Alcance: Aumentar a visibilidade do seu anúncio para gerar reconhecimento de marca.
Visualizações de vídeo: ampliar o alcance de um vídeo da marca, seja um vídeo nativo, GIF ou transmissão ao vivo;
Promover o download de um aplicativo, direcionando-o diretamente para a loja de aplicativos.
O tráfego para o site é direcionado aos usuários que têm maior probabilidade de clicar no link, visitar o site ou converter.
Engajamento: aumentar a visibilidade dos tweets e vídeos da marca, de forma a reforçar o engajamento do público com o perfil;
Aumentar o número de seguidores e possíveis clientes da sua conta no Twitter.
Reengajamento com o aplicativo: incentivar que os usuários abram, atualizem ou façam uma ação específica em um aplicativo.
Acompanhe as novidades do Twitter através do Bônus:
O Twitter também tem empregado recursos para tornar as compras online mais fáceis. Em março deste ano, a companhia anunciou que está testando uma nova funcionalidade, chamada Shops.
Com essa capacidade, as empresas têm a possibilidade de criar uma vitrine com até 50 itens em seu perfil. Ao clicar em um item do seu interesse, o cliente é direcionado para a página de compra no e-commerce.
A novidade ainda não está disponível no Brasil, no entanto, é importante monitorar as atualizações do Twitter para, futuramente, expandir os canais de venda do seu empreendimento.
Comentários
Postar um comentário